As 5 maiores Bibliotecas do mundo!

Em 15.11.2017   Arquivado em Top 5
3
0

E aí galera como vai indo a vida?

E “ batizando ” vamos assim dizer, a mais nova categoria do blog, venho trazer á vocês o primeiro post do: Top 5 . E se você se considera aquele(a) leitor(a) voraz, vou lhe fazer a seguinte pergunta: Como você se sente dentro de uma biblioteca? Ou melhor, quais são seus sentimentos diante de todos os livros que quer, deseja comprar ou ler? (Sei lá, denomine como quiser..)

Bom.. eu praticamente surtaria, bate na hora a LOUCA do livros! Basicamente, é isso que acontece quando entro em qualquer feirinha que tenha livros, pra falar bem a verdade eu esqueço das coisas ao meu redor (seja lá quem estiver comigo..) e são só eu e os livros forever! Passo horas e horas, lendo os resumos atrás da capa, olhando autores, procurando novos títulos e gastando o dinheiro que nem tenho! Hahaha.. é como dar doce para uma criança!

Se a sua resposta for parecida com a minha, se você é o tipo de pessoa que consegue se divertir dentro de uma loja com livros (as vezes você nem tem dinheiro e vai lá só para ficar namorando eles mesmo..) ou em uma biblioteca qualquer , prepare-se para conhecer as 5 maiores bibliotecas do mundo e tente imaginar você dentro de uma delas! Acha que consegue?! Bora?

5° Biblioteca Nacional da Rússia

Localizada em São Petersburgo, é uma biblioteca estatal da Rússia surgiu a partir da biblioteca Pública Imperial, fundada em 1795 pela Catarina, A Grande. A biblioteca possui um acervo com cerca de aproximadamente 36,5 milhões de exemplares, com documentos originais em russo e em diversos idiomas.

4° Biblioteca do Estado Russo

Localizada em Moscou na Rússia, conta com um acervo de mais de 44,4 milhões de exemplares catalogados, 450.000 manuscritos e 600.000 jornais. Biblioteca Zaluski, era seu nome antes de ser reformada, que possuía cerca de 400.000 volumes e havia sido declarada como propriedade do governo russo como prêmio de guerra. Sua grandeza só cresceu no ano de 1794, após a conquista de Varsóvia. Este acervo todo se encontra disponível em 275 km de prateleiras. A maioria dos livros e documentos encontrados lá são da antiga União Soviética.

3° Biblioteca de Nova York

Conhecida como NYPL (New York Public Library) é a segunda maior dos Estados Unidos, localizada em Manhattan, é uma das principais e de grande significado para o país, possui um acervo de 53,1 milhões de exemplares catalogados. Se tornou um dos pontos turísticos da cidade se tornando também cenários para alguns filmes e séries como: “Bonequinha de Luxo” e “Sex and the City”. A biblioteca pública levou 11 anos para ser construída e sua inauguração foi em 1911. Sua arquitetura chama atenção pela beleza, sendo um lugar atrativo para se tirar fotos, dentro do prédio além dos livros, se destaca a mobília, o teto com detalhes em ouro e a madeira utilizada na construção. Para os que levam seus próprios notebooks a Internet é gratuita, mas é só fazer um cadastro e você pode utilizar os computadores disponíveis por lá, dentro da biblioteca há também uma loja que vende marcadores, canecas, canetas, suporte de livros no formado de Fortitude e Patience (os leões encontrados em cada lado na escadaria na frente da biblioteca). Algo incomum é o vasto sistema de circulação publica, é gerenciada pelo poder privado, através de uma corporação não-lucrativa com uma missão pública, operando com financiamento público e privado.

2° Biblioteca Britânica

Em inglês British Library, é a biblioteca Nacional do Reino Unido, seu acervo possui mais aproximadamente 150 milhões de itens e a cada ano é adquirido três milhões de itens novos. Localizada em Euston Road, em Londres, na Inglaterra, a Biblioteca Britânica possui livros, jornais, partituras, mapas, selos, manuscritos, todos dispostos sobre 625 km de prateleiras que crescem 12 km a cada ano, seu espaço de leitura tem a capacidade de abrigar mil e duzentos leitores. O Edifício onde ela se encontra, foi arquitetado por Sir Colin St John Wilson, nos finais do século XX foi o mais importante de Londres. Ao longo dos seus seis andares encontra-se uma linda torre de vidro que contém os 65 000 volumes da biblioteca de Jorge III. As obras de arte incluem uma estátua de Sir Isaac Newton de Eduardo Paolozzi. Entre as coleções mais especiais se encontra o caderno de anotações de Leonardo da Vinci (material de 300 a.C), a Carta Magna, a gravação do discurso experimental de Nelson Mandela, cerca de 50 milhões de patentes, 310 mil volumes de manuscritos, de Jane Austen, James Joyce , Handel e os Beatles, mais de quatro milhões de mapas e 260 mil títulos de jornais. A Biblioteca Britânica está disponível para pesquisadores, estudantes e executivos do Reino Unido e do mundo. Seis milhões de buscas são geradas no seu catálogo online a cada e ano e 100 milhões de itens são fornecidos aos leitores pelo mundo todo.

1° Biblioteca do Congresso dos Estados Unidos

Library of Congress, foi criada em 24 de Abril de 1800, por meio de um decreto oficial assinado pelo Presidente John Adams, é considerada a maior dos EUA e do mundo, reconhecida e registrada até no Livro dos Recordes. Ela está dividida entre 3 prédios do Capitol Hill, sendo que o Edifício Thomas Jefferson é o principal deles e é considerada a mais completa esfera do conhecimento do planeta inteiro. É isso mesmo que você acabou de ler! Na época o governo havia guardado cerca de cinco mil dólares para livros indispensáveis ao funcionamento do Congresso e para garantir o armazenamento destes livros. Hoje em dia é a mais conhecida e a mais perfeita, devido á grande evolução da Tecnologia ao longo dos anos, parte do seu patrimônio está sendo digitalizada, tornando-se virtualmente acessível para todos. Há de tudo nas suas estantes: obras raras, livros mais vendidos atualmente, quadrinhos (HQs), papéis oficiais, veículos impressos, vídeos, discos, fotos entre outros materiais. E não para por aí não.. a biblioteca possui cerca de 130 milhões de itens variados em 480 línguas, 32 milhões de livros catalogados, mais de 63 milhões de manuscritos, 3 milhões de gravações de áudio, mais de 5 milhões de mapas, 16 milhões de microformas e a maior coleção de livros raros da América do Norte , incluindo uma das quatro cópias restantes da Bíblia de Gutenberg em papel velino. A biblioteca do Congresso é acessível para qualquer pessoa, desde que a pessoa detenha um Cartão de Identificação de Leitor, permitindo a entrada nos recintos destinados à leitura e às coleções, é necessário também ter pelo menos 16 anos (idade certificada através de documento com foto). Para turistas é possível conhecer apenas os aposentos.. agora já pensou quantos dias você levaria para explorar este universo?!

E chegamos ao fim, então, o que achou das bibliotecas? Chegou a se imaginar dentro de uma dessas?! Eu ia pirar com certeza! Até a próxima e beijos de luz!

 

Comentários do Facebook

Ei! Não saia sem me contar o que achou do blog ou sua opinião sobre a postagem. Vou adorar saber!

  • Fernanda Magalhães

    Em 15.11.2017

    Uauuuu!!! Difícil mesmo seria sair de uma dessas bibliotecas… Nossa, amei! Uma mais linda que a outra.
    Beijos

Blue Captcha Image
Atualizar

*